Imagem: Pokemon Go, Niantic. 2020.
Desde 2016 eu e o meu amigo Professor Felipe Figueiredo, acompanhamos a febre dos jogos de realidade aumentada, como o Pokemon Go e o Ingress.
Estes games são desenvolvidos pela Niantic, uma empresa japonesa que se especializou em aplicativos de realidade aumentada, e hoje tem em sua plataforma três jogos: Ingress, Pokemon Go e Harry Potter Go.
Imagem: Ingress. Niantic. 2020.
Neste artigo, eu e o meu amigo Felipe exploramos como professores as formas que podemos nos apropriar desses games de realidade aumentada para ensinar História, e também para usos da educação patrimonial.
Espaços públicos e monumentos no Ingress e no Pokemon Go. Fonte: LIMA e LEITÃO (2019)
A Niantic e os usuários dos games captam com as câmeras dos celulares, pontos de referencias como museus, igrejas, praças e parques... esculturas e estátuas, para que se tornem portais do jogo Ingress ou Pokeparas e Ginásios no Pokemon Go.
Como são espaços que carregam a História nas suas descrições, elaboramos uma proposta de trabalho com educação patrimonial e ensino de História utilizando estes games de realidade aumentada. Ah, para visitar esses espaços com esses games é necessário cuidado, ficar atento a segurança dos espaços e também se preparar para caminhar e para se sentir saudável e fazer também amigos e companheiros de jogos.
Aqui abaixo o link para acessar o trabalho!
LIMA, F. C.; Leitão, Luiz Felipe Figueiredo . REALIDADE AUMENTADA: POKÉMON GO E O INGRESS EM PROPOSTA-AÇÃO NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRICA. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 5, p. 117-132, 2019.
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