Nesta postagem estou indicando/sugerindo abordagens e bibliografias para discutir educação ambiental em sala de aula, em aulas de História.
Conquistas: Houve exploração europeia do Pau Brasil, do cultivo da cana de açúcar e a escravidão indígena. O professor historiador pode debater com os alunos a situação indígena e demarcação de terras e interesses do agronegócio sobre terras de floresta, que perdura até a atualidade (Documentário Guerras do Brasil.Doc). O Historiador Thiago Alves Dias de 2018, apresenta inclusive gráficos sobre a época colonial da exploração do pau Brasil.
⏳
Revolução Industrial: A poluição gerada pelas duas primeiras revoluções industriais. A
utilização de combustíveis fósseis agravou a situação ambiental do planeta, demandando políticas públicas, conforme pesquisa de POTT & ESTRELLA (2017).
⏳
Brasil Império: o início da economia do café, quando florestas de mata atlântica foram desmatadas para favorecimento da monocultura como aborda o Historiador Warren Dean, fazendo uma fumaça preta tomar conta de lugares do Rio de Janeiro.
⏳
Brasil pós-Império: No Rio de Janeiro há um problema histórico na Baia de Guanabara, relativo a aterros e poluição: construção de lixões e indústrias químicas em seu entorno causando acidentes tornando praias impróprias para banho. Reformas de Pereira Passos no início do séc. XIX assorearam a baía, e a criação da Petrobrás em 1950 gerou acidentes que poluíram as águas e desmatamento de ilhas, como a Ilha D’Água abordada no trabalho de COSTA et al (2016), que apresenta uma proposta de trabalho com linhas do tempo digitais.
Bibliografia (disponível online):
COSTA, M. A. F. et al. Excogitando a proposta de linha do tempo interativa no ensino de
história: o caso da ilha d'agua e seus diálogos com as histórias ambiental, patrimonial e local.
Revista Poder & Cultura, v. 3, p. 268-292, 2016.
história: o caso da ilha d'agua e seus diálogos com as histórias ambiental, patrimonial e local.
Revista Poder & Cultura, v. 3, p. 268-292, 2016.
DEAN, W. O café desaloja a floresta. In: A Ferro e Fogo: a história da devastação da Mata.
Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DIAS, T. A. O negócio do pau-brasil, a sociedade mercantil Purry, Mellish and Devisme e o
mercado global de corantes: escalas mercantis, instituições e agentes ultramarinos no século
XVIII. REVISTA DE HISTÓRIA, v. s/v, p. 01-39, 2018. “Guerras da Conquista”. In Guerras do Brasil.doc. Direção e Roteiro: Luiz Bolognesi Buriti Filmes/EBC/TVBrasil. Netflix. 2019.
POTT, CRISLA MACIEL; ESTRELA, CARINA COSTA . Histórico ambiental: desastres ambientais e o
despertar de um novo pensamento. Estudos Avançados, v. 31, p. 271-283, 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário