terça-feira, 3 de março de 2020

O que é o SAEB? - Sistema de Avaliação da Educação Básica.


Neste vídeo eu faço um recorte sobre a minha monografia de conclusão do curso de História, que foi sobre as avaliações em larga escala, e explico como funciona o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica)
Muita gente tem dúvidas sobre o que elas são, e como é possível fazer usos dessas políticas.
Há quem critique as politicas de avaliação com o argumento de que "são políticas neoliberais", porém, temos que refletir que ter uma ferramenta para avaliar políticas do próprio governo é uma forma de ter transparência sobre os incentivos financeiros com a educação básica que vem de governos.
É certo que os Estados pioneiros em adotarem essas políticas são Inglaterra, Estados Unidos da América  e Chile, porém, cada País que adota um programa que avalie políticas educacionais, faz da sua forma, e "a sua parte", indiferente da linha política que este Estado segue.
Até aonde eu pesquisei, há um consenso entre cientistas da área de educação sobre haver uma política que avalie a educação básica, como por exemplo Nigel Brooke, professor da UFMG e Luis Carlos Freitas, professor da Unicamp.
A única discordância é o modelo de avaliação, quando ele carrega dentro dele, um sistema que gera uma responsabilização sobre escolas e professores, que é a crítica de Freitas. Autores escrevem que existem diferentes sistemas de responsabilização, como Nigel Brooke (UFMG), Alicia Bonamino (PUC-Rio) e Sandra Zákia Sousa (USP) e o mais crítico é o que premia escolas e funcionários pelo desempenho, que é a crítica de Freitas. Alguns cientistas da educação argumentam que avaliação de "terceira geração" (Bonamino) ou a que premia escolas e funcionários, gera uma desigualdade, já que estudos científicos como os de Márcio da Costa, professor da UFRJ, mostram que é mais fácil uma escola pública localizada em um bairro "rico" seja premiada pelo desempenho, do que a escola que fica localizada em área de favela, que sofre com a violência como rotina. Estudos, como os de Eduardo Ribeiro, professor da UERJ, mostram ainda que as escolas de favela tendem a sofrer consequências no fluxo de alunos e de funcionários.
O SAEB não é um sistema que premia escolas por desempenho, mas os seus dados são abertos para que gestores, professores e o público façam vários usos. Um dos usos mais conhecidos é o feito pela imprensa, que cria rankings sobre Municipios, Estados e Escolas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação ambiental com metodologias ativas, e produção textual com crianças. (Texto publicado originalmente no akairoscurso.blogspot.com)

(Texto publicado originalmente no akairoscurso.blogspot.com)   Por: Fabiano Cabral de Lima. Professor, Historiador e Mestre em Educação pela...