quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Brincar faz parte do desenvolvimento educacional! (Texto originalmente publicado no akairoscurso.blogspot.com)

Texto escrito por:
Prof. Me. Fabiano Cabral de Lima
Historiador e Mestre em Educação - UFRJ
Pedagogia - UniRio
Professor no Akairos Curso


 (Texto originalmente publicado no akairoscurso.blogspot.com)

Muita gente acha que o brincar não tem importância alguma pra educação e a escolarização das crianças. Errou! Brincar é uma ação muito séria, e não é besteira! Provado cientificamente por cientistas das areas da educação!

Lev Vigotsky (2007) é um dos clássicos das ciências educacionais que discute que a brincadeira é uma forma da criança aprender sobre o universo que ela vive. Ajuda a criança a desenvolver o potencial da estratégia.

Para Jean Piaget (1964), outro clássico, os jogos e brincadeiras desenvolvem o intelectual na criança, a moral e o físico-motor, importantes para concepção sobre comportamentos, regras e leis e também desenvolver a musculatura importante para escrita, leitura, e movimentação espacial.

Já para Walter Benjamin (2012) referenciado por autores da área de História, a brincadeira é importante para as crianças reproduzirem criticas as ações adultas. Tudo aquilo que a criança pode vivenciar os adultos fazendo, as crianças podem reproduzir em brincadeiras, ativando a imaginação. As crianças podem ser criticas até em relação ao brinquedo, se for usado algum, pois os fins da interação com o brinquedo não vão ser os mesmos que a indústria impõe. Por exemplo, aquele boneca famosa criada nos anos 1950, que é vendida representando diversos corpos, profissões e que tem títulos de nobreza também criados criados pela indústria do cinema, para a criança pode ser apenas a filhinha dela. Ou seja, a criança pode dessignificar o material brincável para uma realidade que ela cria na sua imaginação. Vigotsky (2007) e Benjamin (2012) pensam em comum sobre essa critica infantil. Enquanto Benjamin (2007) mostra uma critica da criança ao processo industrial do brinquedo, Vigotsky (2007)  fala que qualquer objeto, como uma vassoura, pode ser dessignificago do objeto, para se tornar um brinquedo na imaginação da mesma, como por exemplo, um cavalo.


Foto: Brincadeira de Galinha Choca, Akairos Curso.


Na foto, em um evento recreativo, estamos brincando de Galinha Choca. O estudante desenvolve a ideia perda ou ganho, estratégia para alcançar o colega, respeitar regras (as leis podem ser regras no futuro), e entrar em contato com a imaginação e a cultura das cantigas de roda: Galinha choca... Chocou o ovo... Saiu minhoca...

Desenvolve o ato de errar e acertar! Ações que as crianças precisam se acostumar para lidar com perdas e ganhos.

Tudo isso tem a importância para compreensão biográfica de cada um deles, e se compreenderem também como sujeitos Históricos. Já que lidar com perdas e ganhos é parte de um desenvolvimento democrático!

Brincar também desenvolve um sujeito Histórico! Pois o sujeito histórico no tempo presente é um sujeito democrático, que compreende as diferenças existentes nos espaços de discussão.

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Referências

BENJAMIN, Walter. Brinquedo e Brincadeira. In BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012 (P. 244-248).

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança-Tradução de A. Cabral e CM Oiticica. Rio, 1964

VYGOTSKY. L. A formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007

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