sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Ensino de História & Teledramaturgia: Aprendendo História por Telas

 

Na primeira semana de setembro de 2024, Giovani José da Silva, professor doutor em História da Universidade Federal do Amapá, Marcella Albaine Farias da Costa, professora doutora da Universidade Federal de Roraima, e eu recebemos juntos as primeiras unidades do livro que construímos: "Ensino de História & Teledramaturgia".  



Uma coletânea de 13 artigos com professores do Brasil e dos Estados Unidos, na qual discutimos diversas formas de aprender e ensinar História, seja na educação formal ou não formal.  

O livro, além dos capítulos, conta com um prefácio maravilhoso escrito por Daniel Adjafre, autor e colaborador de diversas obras da teledramaturgia brasileira transmitidas pela TV Globo.  

Nos capítulos, os autores discutem temas variados, mas o que mais se destaca são as críticas ao patriarcado proposto pela teledramaturgia, que abrange diversas obras em formatos de séries e telenovelas. O patriarcado aparece nas críticas, seja pelo antagonismo dos homens retratados como racistas ou ditadores.  

A ditadura entre 1964-1985, criada em um contexto patriarcal, foi o período em que a produção para a TV foi mais afetada pela censura. Tivemos várias novelas com textos e roteiros alterados. Dias Gomes, um novelista político filiado às esquerdas ilegais na época, foi um dos autores censurados que conseguiu driblar a ditadura, criando realismos fantásticos e metáforas sobre a sociedade da época.  

E aí? O que você aprendeu de História com alguma série ou telenovela? Comente aí!

 (Cricricri - os grilos cantando enquanto assistem ao silencio da sua autocensura...)

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